Sobre

A história do SINDEC/MG começa no ano de 1994. Para ser preciso, no dia 01/09/1994, pedindo parecer do Ministério do Trabalho com a seguinte solicitação do Ilmo. Sr. Delegado Regional do Trabalho:

Ref.: Solicitar parecer a discussão já vinda desde 1993, diretores de clubes já falavam em desmembramento, mas só ganhou força em 1994 pedindo parecer no Ministério do Trabalho. No mês de Fevereiro de 1995 a coordenação convoca uma reunião extraordinária da diretoria para discutir os seguintes pontos da pauta:
a) Desmembramento
b) Campanha salarial
c) Patrimônio
d) funcionário.
Belo Horizonte, 09 de fevereiro de 1995.

Informações extraídas da lista de presença.
Foi realizado um congresso da categoria em entidade culturais e recreativas para deliberar o desmembramento do Senalba. Assembléia realizada no dia 07/03/1995, com os seguintes pontos da pauta:

a) Discussão e aprovação da constituição de novo sindicato, a partir do desmembramento do Senalba/MG;
b) Discussão e aprovação do estatuto provisório;
c) Eleição provisória de titulares e suplentes para composição da diretoria e conselho fiscal;
d) aprovação da formação patrimonial da entidade a ser constituída.
Belo Horizonte, 22 de fevereiro de 1995.

Foi constituída uma diretoria provisória com mandato definido de 07/03/1995 à 30/08/1996 para organizar o sindicato e convocar uma eleição democrática eleita pela categoria, com as seguintes estruturas:
Coordenador Geral Administrativo, Coordenador Geral Finanças, 1º Secretário Geral, 2º Secretário Geral, 1º Diretor Tesoureiro, 2º Tesoureiro, Diretor de Imprensa, Diretor de Saúde do Trabalhador, Diretor de Formação. Coordenador de Área, Conselho Fiscal Efetivos, Conselho Fiscal Suplentes, Suplentes da Diretoria.
O SINDEC/MG é reconhecido pelo Ministério do Trabalho depois de muitos acordos com vários outros sindicatos, dentre eles: SAAE/MG, Sindicato dos Profissionais da Dança de Minas Gerais, e outros, para não ser impugnado.
Conforme edital do diário oficial datado em 23/10/1995, seção 1º página 16715, Sindec/MG ganha carta Sindical.
A coordenação convoca eleições e publica edital no Estado de Minas no dia 26/06/1996.
Começa o processo eleitoral marcado para o dia 12/12. Só uma chapa é inscrita e eleita com 85% dos votos válidos, é só alegria com muita festa.

Não passaram, alguns ficaram e outros se foram, eleições vem e vão, é assim que funciona.
A história não se apaga ela se acrescenta todos os dias de nossas vidas.